As Praias dos Índios Caetés

Textos e fotos: Mozart Luna

O Litoral Sul de Alagoas abriga três praias semidesertas e belíssimas. Ninguém imagina que a área foi dominada pelos índios canibais da tribo Caetés, no Brasil-Colônia. A beleza foi preservada nessa espécie de paraíso tropical.

A cidade de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas, é onde podem ser encontradas as praias mais lindas do nordeste. As praias são quase desertas. No início da colonização, habitavam o Brasil os temidos índios Caetés, conhecidos por serem guerreiros e pelo costume de comer carne humana.
Os Caetés foram praticamente dizimados pela Coroa Portuguesa, acusados de ter "banqueteado" o primeiro bispo do Brasil, Dom Pero Fernandes Sardinha, cuja embarcação naufragou no litoral alagoano.
Mas, deixemos um pouco a lenda dos índios Caetés e falemos das praias que eles desfrutavam. Na verdade, faltam palavras para descrever o paraíso do litoral de Coruripe. Gameleira é a primeira. Areias finíssimas, coqueiros balançando ao vento, muito peixe e camarão para saborear nas refeições e um mar azul sem igual.
Pertinho, está o rio do Pau. De águas cristalinas, corre paralelamente à praia, oferecendo ao turista a opção de um banho de água doce. A praia da Gameleira fica perto de um condomínio que oferece pousadas confortáveis e toda estrutura necessária.
A natureza caprichou em Coruripe, onde os coqueiros realçam a beleza do lugar.

A tranqüilidade é uma característica do local. Qualquer pessoa pode dormir na praia e não será incomodada. Uma vasta área deserta de praia faz parte do paraíso, onde há, em alguns locais, palhoças de pescadores. Assim é Gameleira.
Logo em seguida está um dos cartões-postais do Litoral Sul de Alagoas: a Praia do Pontal do Coruripe, onde fica o enorme farol de sinalização dos navios. De lá, podem ser avistados os Baixios de Dom Rodrigo, em mar aberto, onde naufragaram vários navios, vítimas das pedras e corais. Povoado de pescadores, logo se transformou num point turístico com barzinhos e restaurantes. No Pontal do Coruripe, quando a maré enche, se formam duas grande piscinas naturais.
O artesanato também está presente. As mulheres dos pescadores passam o dia fazendo cestinhas, porta-jóias, bolsas, chapéus. No Pontal há também boas pousadas e opções de passeio de barco para os Baixios.

As estradas de barro nos levam a lugares, como a Praia de Barreiras, onde o rio Coruripe se encontra com o mar

Passear entre os coqueirais

Seguindo o roteiro do Litoral Sul, em Coruripe, um dos passeios mais bonitos são as trilhas dos coqueirais, que dominam toda a região juntamente com a cana-de-açúcar. As estradas de barro nos levam a lugares, como a Praia de Barreiras, onde o rio Coruripe se encontra com o mar.
O cenário é algo que realmente encanta o turista. Só olhando a foto. Descobrimos um sítio de coqueiros, localizado numa parte mais elevada de onde se pode ter uma vista lindíssima de toda a praia e do rio Coruripe, que forma um grande lago, antes de chegar ao mar.
Seguindo os caminhos dos coqueirais, nossa reportagem chegou até a Praia de Miaí, onde encontramos um aconchegante restaurante gerenciado por um fotógrafo alemão famoso, Werner Grecht, que passa metade do ano no Brasil e outra parte em Miaí curtindo as praias.
Lá o turista pode alugar um cavalo e sair cavalgando para conhecer os coqueirais e as praias mais próximas.

Principais Praias

Pontal de Coruripe

A tranqüilidade das praias do litoral sul é inversamente proporcional à proximidade com Maceió. Entre pops e menos pops, barulhentas e pacatas, com mais ou menos infra-estrutura, cada uma delas tem sua peculiaridade. A 103 km da capital, o Pontal do Coruripe, no município de Coruripe, tem uma placa avisando: "O paraíso é aqui", alerta recorrente nas praias alagoanas. A marca registrada do povoado de Pontal do Coruripe são as artesãs, o farol, os recifes e muitos pescadores em ação. As crianças, logo cedo, pegam seus barquinhos de isopor com um compartimento para guardar a pesca do dia e concentram-se entre a piscina natural e os rochedos próximos à costa. A pesca dos adultos é sobre jangadas, lançando tarrafa no mar ou içando lagostins de cima das rochas. É irresistível andar sobre elas, mas também é imprescindível o chinelo, pois há pontas afiadas, um perigo para os pés.

Miai

Na cidade de Coruripe, no litoral sul, existem dois povoados de nomes quase idênticos, Miaí de Cima e Miaí de Baixo. Eles têm mar, pescadores, paz, jogo de bola e ainda preservam os ares de uma vila de pescadores. Mas há dois anos Miaí de Cima mudou, sua serena praia passou a ser mais visitada pelos alagoanos e turistas do Brasil e do exterior. Um imenso coqueiral cerca uma das praias mais calmas do Litoral Sul de Alagoas.

Lagoa do Pau

A distância da Praia Lagoa do Pau para a capital alagoana (Maceió) é de 78 Km. e a 80 Km.  no  sentido:  cidade  histórica  de  Penedo / AL,   nas margens  do  Rio São  Francisco,  fronteira  com  o  Estado  de  Sergipe na cidade  de  Neópolis / SE. A rodovia é a AL-101/SUL, a litorânea,  no km. 78, onde  terá  oportunidade  de  conhecer  um  belíssimo  litoral,  incluindo aí algumas cidades históricas da região, um rico artesanato, degustando  os mais variados pratos de frutos do mar.Tem ondas fortes. O Rio do Pau termina paralelo ao mar e permite banhos. Há ainda uma lagoa ao fundo cercada por Mata Atlântica. Cenário de torneio de pesca de arremesso, é apropriada para esportes náuticos e banho. Oferece boa estrutura e restaurantes.

Barreiras

Belo encontro do mar com o Rio Coruripe. Litoral emoldurado por coqueiros. Visão impressionante do "Morro das Sibirinas".

Fotos

     
Pontal de Coruripe        Lagoa do Pau               Praia de Miaí          Praia de Miaí          

 




Pousada Recanto do Pontal

ronaldopontal@oi.com.br
ronaldorecanto@yahoo.com.br
Eng. GutembergBreda Neto,39
Pontal de Coruripe
Coruripe/AL
CEP:57230-000
TEL: (82) 9982-1320
Reg Embratur - AL20



Conheça a nossa hospedagem,
clique aqui!

Conheça o nosso artesanato,
clique aqui!